Inglês Espanhol Francês Italiano
Vinho e outros 4 hábitos simples que aumentam a expectativa de vida em até 10 anos

Vinho e outros 4 hábitos simples que aumentam a expectativa de vida em até 10 anos

E adotar apenas um deles já ajuda a pessoa a viver de dois a três anos a mais, segundo estudo norte-americano.

Beber uma taça de vinho por dia é um deles, segundo mostra pesquisa americana.

Um estudo liderado pela médica Yabping Li, da Harvard T.H. Chan School of Public Health, em Boston (EUA), sugere que a adoção de cinco hábitos de vida na meia-idade (período que vai dos 35 aos 58 anos, segundo pesquisa realizada na Universidade de Kent, na Grã-Bretanha) pode prolongar a expectativa de vida de um norte-americano em até dez anos. As dicas, obviamente, servem também para os brasileiros. O estudo foi publicado em abril no periódico Circulation.

De acordo com a pesquisadora, até mesmo a adoção de apenas um desses hábitos faria uma pessoa viver cerca de dois a três anos mais. A Gazeta do Povo conversou com os médicos geriatras Débora Cristina de Alcântara Lopes, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), e Gilmar Mereb, médico associado à Associação Médica do Paraná (AMP), que comentaram cada uma das práticas:

1 – Ter uma dieta rica e moderada

Pessoas na meia idade devem fazer dietas nutritivas e evitar exageros. As refeições precisam ser ricas em carboidratos (desde que a opção seja por produtos integrais), proteínas, gorduras de origem vegetal, frutas e verduras. “Comer moderadamente contribui para a saúde. Exclua refrigerantes e fast foods. Os sucos são bem-vindos”, diz Gilmar Mereb.

2 – Beber uma taça de vinho por dia

O vinho tem substâncias antioxidantes como o resveratrol, que trazem benefícios para o organismo (quem bebe moderadamente vive mais e tem menos riscos de doenças cardiovasculares). A geriatra Débora Cristina, do HC, explica que é mais benéfico o consumo em quantidades moderadas de vinho tinto — o vinho branco não tem quantidades consideráveis de substâncias antioxidantes. Outras bebidas alcoólicas podem causar dependência e o consumo excessivo coloca a pessoa em risco de câncer, doenças cardíacas e osteoporose.

3 – Ficar longe do cigarro

Os malefícios do cigarro são amplamente conhecidos, por causa de doenças cardíacas e pulmonares, além do desenvolvimento de diversos tipos de câncer. De acordo com a geriatra do HC, um fumante pode apresentar diminuição de dois a três anos na expectativa de vida em relação a outra que nunca fumou. Um ano após largar o cigarro o ex-tabagista tem reduzidas as chances de desenvolver doenças cardíacas em até 50%. Porém, somente passados 15 anos sem cigarro é que as chances de desenvolver câncer de pulmão tornam-se praticamente as mesmas de quem nunca fumou.

4 – Manter o IMC na faixa da normalidade

A boa alimentação influencia no peso corporal: na pesquisa publicada no periódico Circulation, uma das dicas para aumentar a longevidade é que o Índice de Massa Corporal (IMC) fique entre 18,5 e 24,9 kg/m³ na meia-idade. Como explica Gilmar Mereb, “quando o IMC está alterado pode gerar sobrepeso, o que diminui a expectativa de vida e aumenta as chances de diabete, câncer, osteoporose e hipertensão”.

5 – Exercitar-se sempre

Fazer atividades físicas frequentes impacta positivamente na saúde. Uma das dicas de Gilmar Mereb é que os exercícios sejam feitos de forma planejada e sistemática, voltados para o condicionamento do corpo. Ele cita como exemplos as caminhadas, subir e descer escadas e correr (quando indicado). “Com o passar dos anos, a perda de massa muscular é maior. Se a pessoa mantiver os exercícios de equilíbrio e tonificação, a qualidade de vida vai ser melhor”.
Associado aos exercícios físicos, o especialista menciona que em alguns casos é interessante o uso de suplementos alimentares com proteínas, a base de albumina, aminoácidos e vitaminas, que contribuem na saúde e na manutenção dos músculos.

 

Fonte: viverbem

 

Leave a comment

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.