Inglês Espanhol Francês Italiano
Você já ouviu falar em vinho orgânico?

Você já ouviu falar em vinho orgânico?

Se você é bastante atento e conectado ao universo da alimentação, provavelmente já ouviu falar sobre os produtos orgânicos. Cada vez mais populares nas gôndolas de supermercados e lojas de produtos naturais do país, a presença dos orgânicos tem expandido nos diferentes mercados de alimentos no mundo. Essa expansão permitiu que o estilo de produção orgânica chegasse aos vinhedos, para desenvolver rótulos únicos e sustentáveis. Mas afinal, o que é um vinho orgânico? Quais são suas características? Como ele é produzido? Tentamos separar todas as respostas para essas e outras perguntas nesse artigo sobre o assunto! Antes de começarmos a falar de vinho orgânico, vale a pena entender primeiro o que é um produto orgânico e por que ele recebe essa denominação. Produtos orgânicos são aqueles que passam por uma linha de produção considerada natural, sem o uso de aditivos ou adubos químicos, como também técnicas e procedimentos que são considerados prejudiciais para o meio ambiente.

Existem diversos tipos de produtos orgânicos disponíveis no mercado, que vão desde os alimentos de cultivo que estamos habitualmente acostumados a adquirir – como os legumes, frutas e vegetais – até bebidas envasadas, pães e outros alimentos que passam por um processo mais refinado de preparo para chegar ao consumidor.

O que todos esses alimentos têm em comum é o cuidado com obedecer a uma linha de produção sustentável e segura para o meio ambiente. Por esse motivo, todo produto orgânico que atende a essas exigências recebe um selo de certificação da entidade responsável por essa verificação em diferentes países.

Como é produzido um vinho orgânico?

O vinho orgânico, portanto, é uma bebida que tem toda a sua escala de produção baseada em atividades sustentáveis e que também ignora o uso de compostos químicos para aumentar qualidade ou rentabilidade dos produtos.

Atualmente, pelo menos 4% da produção mundial de vinhos são realizadas com técnicas orgânicas. Os pioneiros nessas técnicas foram os americanos, que desenvolveram seus primeiros vinhedos orgânicos na região da Califórnia.

Para se produzir um vinho orgânico, é possível aplicar várias técnicas que vão além de apenas evitar o uso de defensivos agrícolas nas parreiras. Algumas atitudes simples podem auxiliar a melhorar o resultado de um vinhedo, sem ser necessário aplicar técnicas que podem de alguma maneira prejudicar o ambiente.

Alguns exemplos são as rotações de lavouras, que ajudam o solo a se recuperar naturalmente, o uso de adubos verdes – ou naturais – e de coberturas vegetais para aumentar os nutrientes da região onde são plantadas as parreiras.

Quais são suas principais características?

Existem vinhos orgânicos com as mais diversas características e, por isso, é difícil delimitar especificações exclusivas dos rótulos orgânicos. Entretanto, essas bebidas costumam ser bastante autênticas e fáceis de diferenciar de vinhos que não seguem uma produção orgânica.

Eles são vinhos mais densos e de coloração mais escura – uma consequência da tentativa de preservação das características naturais da uva nesse processo.

Para se escolher um bom vinho orgânico é preciso se atentar não somente às uvas utilizadas na preparação, mas principalmente na região de onde o rótulo vem – já que essa informação pode dizer muito sobre a bebida e seu produtor.

Por que optar por um vinho orgânico?

Vários são os motivos para se optar por consumir um produto orgânico – e eles não desmerecem, de maneira alguma, os produtos que não seguem essa ideologia. A mesma ideia se aplica aos vinhos. Os rótulos orgânicos têm como objetivo produzir bons vinhos, porém sempre com o objetivo de respeitar o meio ambiente, conscientizando seus consumidores e produtores a rever a maneira como nos relacionamos com a Terra.

Optar por esse tipo de vinho é, portanto, uma maneira de aderir a uma cultura de consumo mais sustentável no seu dia a dia, além de lhe possibilitar saborear rótulos de sabor e aroma mais intensos e característicos. Por isso é que vale a pena ter uma garrafa de vinho orgânico em sua adega, em meio aos seus outros rótulos favoritos!

Você já provou algum vinho orgânico antes? Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Compartilhe com a gente suas impressões!

Leave a comment