A China Wine & Spirits Awards (CWSA) é uma das mais prestigiadas competições de vinhos do mundo. Em Hong Kong, 100 juízes, sommeliers, jornalistas, enólogos, traders e profissionais da vinicultura mundial foram selecionados de forma meticulosa para degustar às cegas vinhos e bebidas destiladas de 55 países.
A grande novidade da competição foi a inclusão de um espaço para vinhos biológicos, onde, mais uma vez, Portugal logrou grande destaque. A premiação consiste em medalhas que servem para certificar a qualidade aferida em cada amostra degustada pelos juízes. Os premiados podem alcançar as comendas de duplo ouro, ouro, prata e bronze. Outro critério determinante para indicar a colocação da amostra é preço.
Aos vencedores da China Wine & Spirits Awards são conferidos certificados oficiais e selos para as garrafas premiadas. Estes certificados de reconhecimento da qualidade da marca premiada servem para referendar o rótulo no mercado internacional, atraindo, assim, a atenção de traders e de consumidores.
CWSA Best Value 2018
Nem bem o ano começou, já deu lugar à China Wine & Spirits Awards Best Value 2018, uma tradicional competição chinesa que consiste em uma semana para degustação de vinhos e bebidas destiladas, visando sua promoção para o mercado chinês. Neste segmento da competição, participam vinhos consagrados naquele mercado, mas, também, participam novos rótulos que querem vender para China.
A avaliação de cada amostra dá-se através da degustação pelos juízes, responsáveis por qualificá-los através dos três critérios tradicionais da prova do vinho:
• A análise visual: nesta fase, o aspecto geral do líquido é analisado visualmente. Sua limpidez, presença de resíduos, sua coloração e intensidade de cores.
• A análise aromática: a seguir, a análise mais importante do processo da degustação, ou seja, os aromas do vinho. O buquê primário, o aroma das castas, a presença de notas de outros odores como madeira, frutas ou flores.
• A degustação: após examinar os dois primeiros critérios, os juízes provam o vinho para confirmar seus componentes: sabores, volume de boca, potência, taninos, acidez, suavidade e fim de boca.
O destaque: o vinho português
Portugal teve grande destaque na China Wine & Spirits Awards, adquirindo o total de 112 medalhas e recebendo, também, dois troféus de classificação na mais alta comenda da competição. O vinho tinto Gáudio Clássico 2014, produzido pela Ribafreixo, foi nomeado o Vinho Português do Ano. Além disso, o vinho Escada Reserva 2013 foi considerado o melhor vinho português do ano na categoria “Melhor Valor”.
Ao todo, os vinhos portugueses receberam 10 medalhas de duplo ouro, 74 medalhas de ouro, 14 medalhas de prata e 15 medalhas de bronze. E, por esse grande destaque, Portugal foi reconhecido pelos jurados como um dos maiores fornecedores de vinho para a China.
Os vinhos portugueses
Portugal, mais uma vez, demonstrou que é um grande concorrente, e que seus vinhos são de grande qualidade e variedade. Vinho tinto ou vinho branco, encorpados ou mais leves, com maior ou menor acidez, o vinho português tem agradado cada vez mais aos paladares mais exigentes. E a parte boa é que você pode comprar os melhores vinhos portugueses diretamente das prateleiras da Eno Gourmet Premium e recebê-los no conforto de seu lar.
Website: https://www.enogourmetpremium.com/
Fonte: Terra