Inglês Espanhol Francês Italiano
A História do Saca-rolhas – Introdução

A História do Saca-rolhas – Introdução

 

Contar simplesmente a história de um objeto ligado ao néctar dos deuses em um único artigo é subtrair dos amantes, apreciadores e mesmo profissionais do vinho informações cruciais que giram em torno dessa preciosa bebida.

É intenção da Enovírtua fornecer a todos o maior número de conhecimentos possíveis sobre o Mundo do Vinho.

Apostamos que você nunca pensou ou pelo menos já ficou curioso com relação a esse pequeno utensílio tão útil e que participa, quase de maneira anônima do prazer e requinte no serviço e degustação de vinhos: nosso querido saca-rolhas.

As Origens do saca-rolhas

O ancestral do saca-rolhas é provavelmente o “vrille à tonneau”, um utensílio que servia para extrair a bala do cano de uma arma de fogo.

É bem provável que os ingleses, grandes amantes dos vinhos, sejam os primeiros a ter produzido modelos de saca-rolhas no século XVIII.

Esses utensílios eram, a princípio, manufaturados por fabricantes de armas de fogo, membros das agremiações na cidade de Londres.

Os primeiros saca-rolhas

Foi o uso das rolhas de cortiça para destampar as garrafas de vinho por volta do fim do século XVII que deu origem a um utensílio específico.

Ainda que não se conheça o inventor do saca-rolhas, sabe-se que a primeira patente para um saca-rolhas de rosca e com parafuso em forma de “T” foi concedido ao inglês Samuel Henshal em 1795.

Este modelo já utilizava o princípio da rosca sem fim.

Numerosas evoluções

A forma do saca-rolhas conheceu múltiplas modificações no curso dos dois séculos seguintes.

Na França, uma primeira melhoria foi executada no saca-rolhas simples à partir do século XVIII, com o acréscimo de uma estrutura metálica em forma de gaiola ou sino, permitindo-se fazer o esforço sobre o gargalo da garrafa.

A partir da metade do século XIX e até o início do século XX, mais de 300 patentes foram emitidas para saca-rolhas na Inglaterra.

Em 1864, Charles Hull solicitou a primeira patente para um modelo de saca-rolhas dotado de uma alavanca.

Em 1883, o alemão Carl Wienke fez aprovar um modelo de mono alavanca de bolso que faria um imenso sucesso junto aos sommeliers, maîtres de hotéis e garçons de cafés.

Um item de Colecionador

Hoje os diversos modelos de saca-rolhas antigos são objeto de felicidade de colecionadores do mundo inteiro.

Alguns modelos se tornaram cada vez mais frequentes, os fabricantes às vezes utilizavam materiais preciosos como o ouro, o bronze a prata e também ossos, marfim e esmalte.

Além disso, dotaram os saca-rolhas com diversas formas de adorno.

Observação: Os colecionadores de saca-rolhas são chamados de “helixófilos” ou “pomelkófilos”.

Fonte:  http://www.gralon.net/articles/materiel-et-consommables/equipement-cafe–hotel-et-restaurant/article-le-tire-bouchon—histoire-d-une-invention-3386.htm#les-premier

Leave a comment

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.