A safra de uva Cabernet Sauvignon produz um dos melhores vinhos do mundo e, ainda por cima, traz alguns benefícios à saúde. Conheça suas vantagens e receitas para as melhores harmonizações.
Cabernet Sauvignon é o nome da safra de uvas originárias da região de Bordeaux, no sudoeste da França, com a qual se produz um dos vinhos mais refinados do mundo. A espécie é identificada pela coloração escura dos frutos e pela casca espessa. Tais características são reveladas no aroma e na aparência: enquanto o sabor demonstra notas de frutas vermelhas, a coloração apresenta tons rubis.
Além da apreciação, as vantagens da safra se estendem à saúde dos amantes de vinho. A presença de resveratrol, substância que atua na diminuição do LDL (“mau colesterol”) e na elevação do HDL (“bom colesterol”), é um dos componentes que garantem que o vinho seja ainda mais requisitado. Outros nutrientes que ganham a atenção dos consumidores e da ciência são o o iodo – responsável pela produção de hormônios – e o potássio – fortalecedor da contração muscular. Além disso, vitaminas do complexo B (como a B1, B2 e B3) também estão entre os componentes dessa iguaria.
Mas, quando se trata de cozinha, como o vinho Cabernet Sauvignon pode ser harmonizado? Uma das formas de equilibrar o aroma dessa variedade é por meio da combinação da bebida com massas ao molho sugo ou bolonhesa, carnes mais pesadas ou saladas. Veja a seguir algumas receitas que podem auxiliar os cozinheiros de plantão a montar refeições ainda mais sofisticadas com um bom vinho Cabernet Sauvignon:
Receitas que harmonizam com o vinho Cabernet Sauvignon
1. Nhoque de liquidificador ao molho bolonhesa
Essa é uma das receitas que mais se adequam ao paladar de quem deseja degustar o Cabernet Sauvignon. Esse vinho é facilmente combinado com molhos ao sugo e bolonhesa, sendo muito apropriado também como acompanhante de pratos com molhos que contenham legumes, como o pimentão.
2. Molho de pimenta para aperitivos
Para reuniões mais informais, o ideal é apostar em aperitivos acompanhados por molho de pimenta caseiro. Essa dupla será muito bem-vinda para a degustação do vinho Cabernet Sauvignon.
3. Costela desossada recheada com farofa
Nada como um corte nobre de carne bovina para acompanhar o aroma do Cabernet Sauvignon. Por isso, aposte em uma costela recheada com uma saborosa farofa e impressione seus convidados!