Geralmente, vinho é sinônimo de elegância, sofisticação e, às vezes, brindes a ocasiões muito especiais! Sendo assim, é natural que as ações de servir e degustar a bebida também requeiram certa pompa, não é verdade? O problema é que nem todo mundo é garçom treinado e muito menos sommerlier profissional para executar esse balé com toda a perfeição que ele exige. Se esse também é o seu caso, confira a seguir nosso manual de etiqueta do vinho para se comportar como um verdadeiro profissional com taça, abridor e garrafa!
Escolhendo a taça
A regra de ouro aqui é usar taças com bojo mais largo para os tintos, que precisam da abertura para respirarem, e as com bojo mais estreito para os brancos, que, por serem servidos gelados, devem ter menos contato com o ambiente para manter a temperatura. Além disso, existem ainda taças específicas para certos tipos de vinho, como a taça Bordeaux e a de vinho do Porto. Os espumantes devem ser servidos naquelas taças mais estreitas e compridas (tulipa ou flauta) para evitar que as bolhinhas escapem. Viu que não é tão complicado assim?
Arrumando a mesa
Para deixar tudo a postos para seus convidados, coloque a taça acima e do lado direito do prato. À esquerda da taça de vinho, coloque o copo ou taça de água — sim, a água é necessária! Ela serve para limpar o paladar entre mordidas e goles, e assim conseguir apreciar o vinho com mais precisão. Lembre-se de que, se estiver servindo espumantes, vinhos brancos ou rosés, pode ser uma boa ideia colocar um balde de gelo na mesa ou em um aparador próximo a ela para manter a bebida na temperatura ideal!
Abrindo a garrafa
Se você tem um bom saca-rolhas, não tem muito mistério para abrir a garrafa, mas só para garantir, siga o passo a passo a seguir:
1. Retire a proteção de alumínio em volta da rolha;
2. verifique se há alguma rachadura na rolha, que pode indicar problemas com o vinho;
3. enrosque o saca-rolhas até a penúltima volta da espiral e puxe com cuidado para não quebrar a rolha.
Servindo o vinho
Chegamos à parte considerada por muitos a mais difícil, embora, na realidade, não seja nenhum bicho de sete cabeças. Para acertar aqui, segure a garrafa pela parte de baixo com a sua mão mais forte (o que vai depender de você ser destro ou canhoto) e, com a outra, apoie o pescoço da garrafa no indicador. Depois de encher a taça do seu convidado até a metade (de preferência, começando pelo hóspede mais velho e seguindo em volta da mesa no sentido horário), gire a garrafa levemente para evitar que o vinho pingue na mesa. Prontinho!
Bebendo e brindando
Se você estiver na posição de convidado e for servido primeiro, não vá com muita sede à taça, pois pode ser que o anfitrião queira propor um brinde e, nesse caso, o ideal é que o primeiro gole só venha depois dele! Na hora do “tim-tim”, procure olhar nos olhos de quem estiver brindando com você e não para a taça, e só recoloque-a sobre a mesma depois de brindar com todo mundo.
Evitar fazer barulhos ao beber e não exagerar nas goladas é básico, mas além disso, não se esqueça de segurar a taça sempre pelo cabo ou pelo pé — isso preserva a temperatura do vinho e evita as constrangedoras marcas engorduradas de dedo no cristal.
Por último, se estiver usando batom, você pode dar uma lambida — discretamente, claro! —no lugar em que irá colocar a boca logo antes do primeiro gole para prevenir marquinhas na taça. Prático, não é mesmo?
Depois de ler esse manual de etiqueta do vinho, você pode se sentir tranquilo até se precisar receber a rainha da Inglaterra em casa: seguindo as nossas dicas, não tem como errar! Aproveite para conferir nosso post com 3 dicas infalíveis para a degustação de vinhos e não deixe de comentar aqui contando se já cometeu alguma gafe quando o assunto é vinho!
https://blog.artdescaves.com.br/manual-etiqueta-vinho-servir-degustar-adequadamente
Fonte: https://blog.artdescaves.com.br/manual-etiqueta-vinho-servir-degustar-adequadamente