A Feira da Vinha e do Vinho, em Salgueiro do Campo, Castelo Branco, que decorre de 16 a 18 de março, conta com 40 expositores e 30 produtores locais de vinho e tem como objetivo a dinamização do turismo concelhio.
“Esta é a primeira feira que apresentamos [em 2018]. Fizemos um trabalho com os presidentes de junta de freguesia, no sentido de redesenhar a estratégia para as freguesias. Há uma preocupação em especializar, de forma inteligente, as dinâmicas económicas e culturais das freguesias”, afirmou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca falava hoje no salão nobre dos Paços do Concelho, onde decorreu uma conferência de imprensa para apresentar a Feira do Vinho e da Vinha, que decorre em Salgueiro do Campo, freguesia do concelho de Castelo Branco.
O certame, organizado pelo município de Castelo Branco em colaboração com a Junta de Freguesia de Salgueiro do Campo, conta este ano com 40 expositores e 30 produtores de vinho da região.
Luís Correia explicou que esta é uma das 17 feiras e festivais que o município vai promover este ano nas freguesias do concelho e adiantou que foram feitas reformulações face aos anos anteriores, no sentido de fazer alguns ajustamentos à realidade.
“Queremos desenvolver o melhor que o concelho tem, procurando explorar momentos de vivências, promovendo-os ao nível dos sabores e da cultura. Além disso, os eventos vão ter também atividades complementares. No caso desta feira haverá animação de rua e um passeio pedestre, a Rota das Lagaretas. Não no sficamos apenas pela divulgação dos produtos”, explicou.
O autarca adiantou que o município está apostado em trazer inovação a este tipo de eventos, aliando a transferência de conhecimento dos oficícios, à ciência.
“Temos a certeza de que com esta reformulação vamos reforçar [freguesias] e ir mais além. Temos um caminho e objetivos concretos que queremos atingir. Ao reformular, corremos alguns riscos, sabemos isso. Mas, uma coisa é certa, vamos conseguir que os eventos tenham um objetivo social de dinamização das freguesias. Isso vai ser uma certeza”, frisou.
Já o presidente da junta de freguesia de Salgueiro do Campo, Hugo Dias, realçou a realização, no dia 18, do passeio pedestre “Rota das Lagaretas” que vai ter uma extensão de 10 quilómetros.
O autarca adiantou ainda que os visitantes vão poder provar os vinhos dos 30 produtores locais bem como outros produtos grastronómicos da região.
Fonte: Diário de Notícias