Conheça mais sobre a receita de lagosta à thermidor; saiba também quais são os benefícios desse crustáceo
A lagosta é um fruto do mar muito bem avaliado na culinária mundial, sobretudo pelo sabor único proporcionado por essa espécie. Existem inúmeros pratos e receitas à base desse crustáceo. Hoje, porém, falaremos de um dos pratos mais populares: a lagosta à thermidor.
A lagosta à thermidor é uma receita bastante pedida em restaurantes especializados, sobretudo por ter um sabor único, que garante uma experiência gastronômica única e marcante.
Antes de falarmos mais sobre essa receita, que tal conhecermos mais sobre a lagosta e seus benefícios à saúde?
Lagosta: conheça suas características e benefícios
A lagosta é o nome comum dado a uma grande diversidade de espécies de crustáceos decápodes marinhos da subordem Palinura, cuja caracterização se dá pelo fato de suas antenas do segundo par serem muito longas e por terem os urópodes em forma de leque.
As lagostas são encontradas no fundo dos oceanos, onde se escondem em tocas e frestas de formações rochosas, alimentando-se de peixes, algas, vermes, moluscos e plantas marinhas.
Mundialmente conhecida por ter uma carne bem refinada e saborosa, a lagosta é um fruto do mar nutritivo e cheio de substâncias benéficas, como vitaminas, minerais, ácidos graxos, entre outros.
Vantagens de consumir a lagosta
Um dos grandes benefícios da lagosta para o ser humano é o fato de ela ser rica em vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde do sistema nervoso.
Além disso, vale destacar que essas vitaminas também são fortes antioxidantes, ajudando no combate ao envelhecimento e à degradação das células.
A lagosta também é uma das melhores fontes de proteína que existem, sendo, inclusive, muito indicada para quem quer ganhar massa muscular. Trata-se de um fruto do mar ótimo para a alimentação pós treino, por exemplo, pois é pouco calórico e riquíssimo em proteínas benéficas.
Tenha em mente que estamos falando de uma espécie considerada como uma rica fonte de sais minerais importantes para o organismo, tal qual o potássio, magnésio, fósforo e zinco, que, juntos, ajudam a manter a saúde da estrutura óssea, dos músculos, do sistema imunológico/nervoso e também auxiliam no controle da glicemia.
Por fim, saiba que a lagosta é, assim como os peixes e grande parte dos frutos do mar, uma importante fonte do ácido graxo ômega 3, que traz vários benefícios para o organismo.
Para ler tudo sobre os benefícios do ômega 3, clique aqui!
Lagosta à thermidor: conheça mais
A lagosta à thermidor é um prato francês de carne de lagosta cozida em um rico molho de vinho, recheada em uma casca de lagosta dourada. O molho é muitas vezes uma mistura de gemas de ovo e Brandy (como Cognac ), servido com uma crosta de queijo tostado no forno, tipicamente Gruyère.
Por ter se popularizado no mundo todo, naturalmente algumas mudanças sutis podem surgir na receita.
No Brasil, habitualmente se consome a lagosta à thermidor com creme de leite, cenoura, cebola, conhaque e queijo acompanhado de arroz branco.
Se você deseja experimentar a lagosta à thermidor, saiba que a Marettimo é o restaurante ideal.
Localizado em São Paulo, no Tatuapé, a Marettimo coloca à disposição receitas saborosas para que os clientes possam degustar o melhor da culinária com frutos do mar.
Gostou de conhecer mais sobre a lagosta à thermidor? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdos como este. Até a próxima!
Delivery de Comida e Mercado – iFood