Inglês Espanhol Francês Italiano
Vinhos portugueses jogam ao ataque na Alemanha

Vinhos portugueses jogam ao ataque na Alemanha

A ProWein é o maior evento mundial do setor. Este ano, terá 370 produtores portugueses a festejar, com os seus vinhos, a subida de 7,5% nas exportações do setor

Trezentos e setenta produtores portugueses estão a caminho da cidade alemã de Dusseldorf, onde vão dar a provar ao mundo os seus vinhos na Prowein, a maior feira mundial para profissionais do setor.

Este ano, o sector celebra a subida de 7,5% nas exportações em 2017, para os 777,9 milhões, É o regresso à tendência de alta, depois da queda de 1,6% no ano passado ter interrompido um ciclo de crescimento iniciado em 2010.

Para este desempenho, em 2017, o mercado comunitário contribuiu com uma taxa de 2,5% o os outros destinos deram um salto de 14,8%, indicam os números do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho.

A Alemanha constitui o quarto mercado em valor do setor, com compras de 47 milhões de euros, e cresceu 8,1% no ano passado. Já a França, o maior cliente de vinhos nacionais, caiu 0,5%, para 109,2 milhões de euros, enquanto o Reino Unido aumentou 7,1% e os EUA subiram 5,6%.

Nos mercados extra-comunitários, os destaque vão para Angola, que saltou 40%, o Brasil (53%), China (24%) e Federação Russa (18,3%).

Um dos pontos que o setor quer trabalhar na Alemanha é o preço médio por litro, que está nos 1,79 euros, 7,9% abaixo do ano passado e também abaixo da média nacional de 2,61 euros/litro. Nos três maiores mercados, os preços médios estão acima deste valor, com França nos 2,82 euros, Reino Unido nos 3,63 euros e Estados Unidos nos 3,92 euros. Logo a seguir à Alemanha, no 5º e 6º lugares do ranking das exportações de vinhos portugueses, os Países Baixos apresentam um preço de 3,4 euros/litro e a Bélgica está nos 3,32 euros/l.

 

O SEGUNDO LUGAR NA PREFERÊNCIA DOS ALEMÃES

Durante a feira, de 18 a 20 de março, a participação lusa na Prowein inclui provas, mas também um vasto programa de seminários, com oradores internacionais que prometem propor harmonizações gastronómicas com vinhos portugueses e sugestões de combinação com pratos de comida internacional.

A Viniportugal, a associação interprofissional que responde pela promoção internacional dos vinhos portugueses, com a missão de promover a imagem do país enquanto produtor de excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal /Wines of Portugal”, abre o seu stand a provas de 80 vinhos portugueses selecionados, do Vinho Verde ao Alentejo, todos premiados em concursos e provas nacionais e internacionais.

Um estudo da organização da Prowein, em colaboração com a Universidade de Geisenheim, mostra que Portugal foi o sétimo país mais procurado na edição anterior do certame. De acordo com a Viniportugal, este trabalho, realizado com 1500 especialistas do setor vitivinícola de 46 países, mostrou que 17 em cada 100 pessoas tinha interesse em incluir vinhos portugueses na sua gama de produtos e o país ocupava o 4º lugar nas opções de compra dos retalhistas internacionais, com 21%, atrás da Alemanha, Espanha e Itália.

Considerando apenas as opiniões dos retalhistas alemães, Portugal ficava em segundo lugar (26%) nas opções para alargar a gama de produtos a novos países, atrás da Áustria.

 

Fonte: Sapo

 

Leave a comment

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.