Especial Serra Gaúcha – Capítulo 5

Especial Serra Gaúcha – Capítulo 5

Especial Enovírtua Serra Gaúcha

 

PINTO BANDEIRA

Pinto Bandeira é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.   Até 31 de dezembro de 2012 foi um distrito do município de Bento Gonçalves, ascendendo à categoria de município com a posse de seus representantes em 1º de janeiro de 2013.
A criação do município Pinto Bandeira foi aprovada em plebiscito em 1996, sendo oficialmente instituída através da lei estadual do Rio Grande do Sul nº 10.749 de 1996. Esta lei foi alterada posteriormente pela lei nº 11.375 de 1999, que mudou a data de implementação do município para 1º de janeiro de 2001.

Fonte:  http://www.feriasbr.com/imagem-cidade/pinto-bandeira-rs.png

Fonte:  http://jcrs.uol.com.br/_arquivos/98732_pinto.jpg

Pinto Bandeira foi elevado à categoria de município, gozando dessa situação entre os anos 2001 e 2003. No entanto, devido à Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2381-1/RS, requerida pelo então Partido Progressista Brasileiro em 2001, cuja solicitação foi deferida em 2003 pelo Supremo Tribunal Federal, o município foi extinto, restabelecendo-se sua antiga situação.
Em uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal, anunciada em 10 de julho de 2010, a ministra Cármen Lúcia considerou válida a Emenda Constitucional nº 57 de 2008, que valida a criação de municípios com lei publicadas até 31 de dezembro de 2006.

Com esta decisão, Pinto Bandeira voltaria a ser um município do Rio Grande do Sul. Embora tenha sido aprovado pela decisão do STF, o distrito continuou sob a jurisdição de Bento Gonçalves até que as eleições fossem consumadas, em outubro de 2012, e a posse do novo prefeito e do legislativo em 1ª de janeiro de 2013.
Por essa razão, o município ainda não possui seu próprio brasão e bandeira.

História

Os primeiros imigrantes que se estabeleceram em Pinto Bandeira chegaram em 1876. Até 05 de Maio de 1902, a localidade chamava-se Silva Pinto.

A Paróquia de Nossa Senhora da Pompéia só foi criada em 1922, através da iniciativa de um padre, fazendo com que o local passasse a se chamar distrito de Nova Pompéia. Em 1938, o nome muda novamente, desta vez para Pinto Bandeira.

Esta denominação perdura até hoje. O movimento pró-emancipação de Pinto Bandeira inicia-se em 18 de Abril de 1994. Em 16 de Abril de 1996, através da Lei n.º 10749, o governador do estado cria o município de Pinto Bandeira.

A primeira eleição municipal acontece em 1º de Outubro de 2000, e em 1º de Janeiro de 2001 dá-se a instalação do município.

Fonte:  http://www.pintobandeira.rs.gov.br/wp-content/gallery/municipio-historico/jose-maso-mateus-cantelli-alfredo-foresti-pinto-bandeira-1962.jpg

Fonte:  http://www.pintobandeira.rs.gov.br/wp-content/uploads/2013/09/Antes-de-1915-baixa.jpg

 Turismo

Cabana Turística Serra Gaúcha

A propriedade oferece passeios a cavalo, trilhas ecológicas, passeios de rural, caminhadas, degustação e minicursos de vinhos, visitação a cantinas, entre outros.

Fonte:  http://www.serragaucha.com/upload/place/00633_1-1252094183.jpg

Rota da Uva e Vinho

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens europeias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.

Fonte:  http://i143.photobucket.com/albums/r153/cezaraes/Rota%20Romantica/IMG_2099.jpg

 Em Pinto Bandeira, as paisagens exuberantes do Brasil se harmonizam com a suntuosidade das construções em estilo europeu.

Fonte:  http://2.bp.blogspot.com/_HroYFUHWO0E/TREi7kYWK2I/AAAAAAAAAE0/A3TO8bOC4cY/s1600/DSC05233.JPG

Fonte:  http://2.bp.blogspot.com/-VyxWwFO9yMI/UmE_u2TMEGI/AAAAAAAABg8/GsgRQCSkbfE/s1600/DSC05277.JPG

Fonte:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinto_Bandeira

Apesar de ser bastante pequeno, mais com características de um distrito do que de um município, Pinto Bandeira já possui o seu Selo de Indicação de Procedência.

Fonte:  http://www.asprovinho.com.br/$sitepreview/asprovinho.com.br/images/SELO%20PROCEDENCIA.jpg

Rota dos Vinhos do Sul do Brasil
O sul do Brasil é uma região rica em opções para os apreciadores de vinhos. Composta pelas cidades que formam a conhecida Serra Gaúcha, a região dos vinhos possui as vinícolas mais premiadas do Brasil e oferece muitas possibilidades de lazer e gastronomia.

Marcada pela tradição da cultura italiana, com sua hospitalidade e alegria, a Rota dos Vinhos do Sul do Brasil é um roteiro imperdível. Bons vinhos, boa comida e povo alegre são as principais características da região. Você terá a oportunidade de conhecer as vinícolas Salton, Miolo, Casa Valduga e Château Lacave hoje consideradas as empresas que mais investem na qualidade do vinho brasileiro.

Falar de todos os encantos, belezas e circuitos culturais da Serra Gaúcha em uma única edição seria praticamente impossível. Por isso, a cada edição de nosso especial, abordaremos uma cidade com seus aspectos típicos e vinhos de modo que você, enoturista, possa ter uma ideia bastante alicerçada dos roteiros turísticos associados ao vinho da Serra Gaúcha.

Fonte:  http://www.trendlinemag.com.br/wp-content/uploads/2010/10/Rota-dos-Vinhos-de-Montanha.jpg

Na próxima edição, vamos dar um mergulho mais profundo na região de Pinto Bandeira para conhecer mais de perto e em detalhes suas belezas, seus vinhos e suas rotas turísticas.

Até lá!

Leave a comment