Inglês Espanhol Francês Italiano
Vinho auxilia no combate à obesidade se consumido de forma adequada

Vinho auxilia no combate à obesidade se consumido de forma adequada

O mundo inteiro vem desenvolvendo importantes pesquisas sobre os benefícios que o vinho pode trazer à saúde.

Em uma campanha exclusiva para incentivar o consumo maior de vinho no Brasil, a Enovírtua trará para você uma série de artigos que esclarecem os múltiplos efeitos dessa bebida que foi considerada como o néctar dos deuses por muitas e muitas gerações.


Vinho pode ajudar no controle da obesidade

“O vinho traz benefícios à saúde”, esta é uma afirmação pesquisada e comprovada por diversas universidades pelo mundo inteiro. A novidade é que pesquisas recentes têm relacionado o consumo moderado desta bebida à perda de peso.

A Universidade de Navarra, na Espanha, acompanhou mais de nove mil adultos sem doença crônica durante seis anos. Alguns eram consumidores frequentes de cervejas e outras bebidas alcoólicas, outros eram abstêmios.

O primeiro grupo apresentou um ganho significativo de peso quando comparado ao outro. No entanto, não houve associação entre o consumo frequente e o moderado de vinho com o aumento do sobrepeso ou da obesidade, como nas demais bebidas. Pelo contrário, o consumo do nobre fermentado foi associado à perda de peso.

Vinho pode ajudar no combate à obesidade

A Universidade de Purdeu, nos Estados Unidos, publicou um estudo no Journal of Biological Chemistry em 2012 que sugere que o vinho tinto pode ajudar a combater a obesidade. Tal fato deve-se ao composto piceatanool, presente em sua estrutura química.

Essa substância é encontrada nas cascas e sementes de uvas, e também em outras frutas como o maracujá. Ela inibe o processo de desenvolvimento de células adiposas, o que evita o acúmulo de células de gordura e, portanto, o ganho de peso acontece de forma mais lenta ou não acontece.


O resveratrol é uma das substâncias do vinho benéficas à saúde

A Universidade de Ulm, na Alemanha, já havia realizado um estudo semelhante em 2008. A conclusão da pesquisa sugere que um antioxidante presente nos vinhos, o resveratrol, inibe o crescimento das células adiposas, o que impede o armazenamento de gordura.

Consumo moderado

Muitas clínicas de emagrecimento incluem o vinho no cardápio dos seus clientes, principalmente o tinto seco por ele ter um valor calórico menor. É importante ressaltar que os benefícios da bebida de Baco surgem com o consumo em quantidades moderadas e aliadas a uma alimentação saudável.

Fonte: http://www.sobrevinho.net/beneficios-vinho/vinho-ajuda-na-perda-de-peso

 

 

Leave a comment

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.