Uma associação pouco usual, resultou num produto único e em estreia para o consumidor. Pela primeira vez é lançado um vinagre feito de Vinho Madeira, um projeto elaborado na Justino’s para a Gallo, que o assume como produto de marca entre as várias criações neste segmento alternativo ao azeite.
Lançado há cerca de duas semanas, este vinagre de Vinho Denominação de Origem (DO) Madeira não vai ser o único. Segundo garantiu ao DIÁRIO o responsável da Justino’s Madeira, Juan Teixeira, a empresa “também colocará no mercado vinagres DO Madeira com uma das suas marcas”, salientando que “o projecto com a Gallo foi interessante pois obtivemos muito bons resultados. A publicação da nova legislação em 2015 deu possibilidade as empresas de produzirem vinagres a partir de vinho DO Madeira. A Justino’s como empresa inovadora cedo lançou-se neste parceria com a Gallo que, como se sabe, é uma das empresas com maior notoriedade em Portugal”.
Já quanto à produção própria da Justino’s, Juan Teixeira garante: “Estamos nessa fase a iniciar a produção, mas levará algum tempo tendo em conta que o vinagre irá evoluir nas barricas.” A opção por este conceito justifica-se porque “a produção de vinagre, cada vez mais procurado pelos apaixonados por produtos Gourmet, em nada belisca a imagem do Vinho da Madeira. Creio, inclusivamente, que poderá chamar mais a atenção ao nosso vinho. O vinagre é considerado por alguns como um produto de eleição quando apresenta qualidades destacadas e únicas”.
Garante ainda o produtor de vinho que, “para além de diversificar o negócio permitirá, se tivermos sucesso, ajudar a escoar algum excedentário em vinhos que todos os anos é produzido na Madeira. Tendo em conta que o Vinho da Madeira tem diversos tipos, poderemos aproveitar esta diversidade para produzir diversos vinagres com diferentes estilos”, conclui.
Voltando a esta parceria que junta uma empresa quase centenária (a Gallo foi fundada em Portugal em 1919) e outra que teve origem familiar em 1870, refira-se que este vinagre está disponível em garrafas de 250 ml, tem “cor dourada âmbar, honra os elementos característicos do vinho que lhe dá origem. Apresenta um sabor amadeirado, pautado por discretas notas de caramelo, revelando uma acidez elegante” e, ainda, “pode ser utilizado na preparação ou finalização de pratos salgados e doces, elevando as suas criações culinárias que transformam refeições em momentos memoráveis”, diz a Gallo.
Fonte: DNoticias