Inglês Espanhol Francês Italiano
Alenquer e Torres Vedras comemoram título ‘Cidade Europeia do Vinho’ com 80 ações

Alenquer e Torres Vedras comemoram título ‘Cidade Europeia do Vinho’ com 80 ações

Alenquer e Torres Vedras, eleitas ‘Cidade Europeia do Vinho 2018’, vão comemorar o título ao longo do ano com 80 ações que ligam o vinho à gastronomia e às artes, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

Os presidentes das câmaras de Torres Vedras (Carlos Bernardes) e de Alenquer (Pedro Folgado) disseram em conferência de imprensa que o programa festivo procura “divulgar a região pelo vinho e aproximar os produtores dos turistas, da restauração, dos agentes turísticos e outros agentes económicos”.

“Nos restaurantes, há muito poucos vinhos de Lisboa o que não se justifica”, salientaram, motivo pelo qual uma das ações é a atribuição de um selo a todos os restaurantes que adiram à ideia de promover seis vinhos de Torres Vedras e outros seis de Lisboa.

O programa contempla o Festival das Artes ‘Wnie Cellars & Art Fest Portugal, que sob a curadoria do músico Nuno Côrte-Real junta artistas das artes plásticas, da música, literatura, enologia, gastronomia, artes cénicas nas adegas, que se transformam em espaços culturais.

Concurso de curtas-metragens e de ideias de negócios, eventos gastronómicos, sessões de leitura de livros, encontros de artes plásticas, observações astronómicas com provas de vinhos, espetáculos de música, mostras de produtos locais, palestras sobre vinho e a cultura da vinha e espetáculos de teatro nas adegas integram também o programa hoje divulgado.

Alenquer e Torres Vedras partilham o título de ‘Cidade Europeia do Vinho 2018’, depois de Portugal, ao vencerem em novembro a candidatura apresentada.

A Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) já atribuiu o título de Cidade Europeia do Vinho a Palmela (2012, Portugal), Marsala (2013, Itália), Jerez de la Frontera (2014, Espanha), Reguengos de Monsaraz (2015, Portugal), Conegliano Valdobbiadene (2016, Itália) e Cambados (2017, Espanha).

Concorreram ao título cidades portuguesas e gregas, tendo ficado impedidas de se candidatarem Itália, França e Espanha.

Do lado português, disputaram o título Cantanhede, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Peso da Régua e Silves, além de Torres Vedras e Alenquer.

A Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), que integra municípios de 11 países europeus, lançou em 2012 o concurso anual “Cidade Europeia do Vinho”, para intuito turístico.

A RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho é constituída por cidades com forte dependência económica da viticultura e que se localizam em áreas protegidas.

A RECEVIN dedica-se à promoção dos vinhos das diferentes denominações de origem para a dinamização da economia dos respetivos territórios.

 

Fonte: Sapo24

 

Leave a comment

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.