Contar simplesmente a história de um objeto ao néctar dos deuses em um único item é subtrair os amantes, apreciadores e mesmo profissionais do mercado de vida.
A intenção da oferta é fornecer um maior número de informações sobre o Mundo do Vinho.
Apostamos que você nunca foi tão útil e tão participativo, com quase um pouco de prazer e requinte no aproveitamento de vinhos: nosso querido saca-rolhas.
Como Origens do saca-rolhas
O ancestral do saca-rolhas é provavelmente o “vrille à tonneau”, um utensílio que servia para extrair a bala do cano de uma arma de fogo.
É bem provável que os ingleses, grandes amantes dos vinhos, sejam os primeiros a ter produzido modelos de saca-rolhas no século XVIII.
Esses utensílios eram, a princípio, manufaturados por fabricantes de armas de fogo, membros das agremiações na cidade de Londres.
Os primeiros saca-rolhas
Foi o uso das rolhas de cortiça para destampar as garrafas de vinho por volta do fim do século XVII que deu origem a um utensílio específico.
Ainda que não se conheça o inventor do saca-rolhas, sabe-se que a primeira patente para um saca-rolhas de rosca e com parafuso em forma de “T” foi concedido ao inglês Samuel Henshal em 1795.
Este modelo já utilizava o princípio da rosca sem fim.
Numerosas evoluções
A forma do saca-rolhas conheceu múltiplas modificações no curso dos dois séculos seguintes.
Na França, uma primeira melhoria foi executada no saca-rolhas simples à partir do século XVIII, com o acréscimo de uma estrutura metálica em forma de gaiola ou sino, permitindo-se fazer o esforço sobre o gargalo da garrafa.
A partir da metade do século XIX e até o início do século XX, mais de 300 patentes foram emitidas para saca-rolhas na Inglaterra.
Em 1864, Charles Hull solicitou a primeira patente para um modelo de saca-rolhas dotado de uma alavanca.
Em 1883, o alemão Carl Wienke fez aprovar um modelo de mono alavanca de bolso que faria um imenso sucesso junto aos sommeliers, maîtres de hotéis e garçons de cafés.
Um item de Colecionador
Hoje os diversos modelos de saca-rolhas antigos são objeto de felicidade de colecionadores do mundo inteiro.
Alguns modelos se tornaram cada vez mais frequentes, os fabricantes às vezes utilizavam materiais preciosos como o ouro, o bronze a prata e também ossos, marfim e esmalte.
Além disso, dotaram os saca-rolhas com diversas formas de adorno.
Observação: Os colecionadores de saca-rolhas são chamados de “helixófilos” ou “pomelkófilos”.