Curitiba não anda se entendendo com verão. Porém, esperamos que as temperaturas aumentem progressivamente e que, finalmente, tenhamos dias mais quentes! Por isso, aqui vão algumas dicas de vinhos espumantes, brancos e rosés refrescantes, que podem ser apreciados durante um piquenique no parque, à beira da piscina, à praia ou simplesmente em um happy hour com os amigos.
Denominam-se vinhos refrescantes aqueles que têm boa acidez (perceptível no paladar através do aumento da salivação), que são fáceis de beber e geralmente degustados em temperaturas baixas.
Além de ser a cara do verão, ainda harmonizam com petiscos e refeições mais leves, típicas desta época do ano. Aqui vai uma seleção de oito rótulos para você aproveitar! Todos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
Cava Don Román Brut
Este é um vinho festivo, para brindar à vida. Elaborado na região do Penedès, na Catalunha, Espanha, leva na composição as uvas locais Xarel-lo, Macabeo e Parellada.
Produzido pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa), passa por um processo no qual fica em contato com as leveduras para aumentar sua complexidade de aromas e sabores.
Agradável e fresco, com toques de maçã e ótima acidez. Excelente pedida para as festas de fim de ano que se aproximam.
Espumante 3B Rosé
De bela coloração rosé, este vinho é assinado pela renomada enóloga portuguesa Filipa Pato. Elaborado na região da Bairrada, com as uvas Baga e Bical, apresenta aromas que lembram framboesas, fermento de pão e notas tostadas.
Em boca é seco, fresco e com ótima acidez. Vai bem com saladas, queijos, carpaccio, sushi e sashimi, frituras como bolinho de bacalhau e até mesmo leitão assado. Um dos meus espumantes preferidos!
Chan de Rosas Clásico
O renomado produtor Oscar Montaña, conhecido por seus rótulos elaborados na Rioja, Espanha, produz vinhos de alta qualidade também na Denominação de Origem Rías Baixas, na Galícia.
Este branco 100% Albariño (a Alvarinho portuguesa) tem origem a partir de vinhedos no Vale de Salnés, em Pontevedra. O solo granítico e o clima atlântico conferem as excelentes notas frutadas e florais.
O vinho passa por um processo de contato com as borras que atribui maior complexidade.
Monsaraz branco
Da região do Alentejo, em Portugal, um branco leve e equilibrado, com aromas de frutas brancas maduras, assinado pelo produtor Carmim.
Na composição as clássicas uvas portuguesas Antão Vaz, Gouveio e Arinto resultam em um branco de corpo leve e boa acidez. Ideal para acompanhar frutos do mar, mariscos e peixes.
Alvarinho DOC
O excelente enólogo João Portugal Ramos assina este Alvarinho DOC, elaborado na região de Monção e Melgaço, na denominação de origem Vinho Verde, com a uva alvarinho.
Apresenta aromas intensos de cítrico e floral com discretas notas de frutos tropicais. No paladar é elegante e envolvente, com boa acidez e longo final de boca.
Apenas 10% do mosto é fermentado em barrica nova de carvalho francês. Para acompanhar uma tábua de queijos ou pratos com bacalhau, é uma excelente escolha.
Santola
Este é um vinho que combina com praia, piscina ou piquenique em dias ensolarados. Produzido na denominação de origem controlada Vinho Verde, na região do Minho, Portugal, leva na composição as uvas Loureiro e Pederña. É fácil de beber, leve, frutado e com delicioso frescor. Destaque para a baixa graduação alcoólica (9%).
Benjamin Torrontés
Elaborado em Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina, com a uva Torrontés apresenta intensos aromas de flores brancas, frutas cítricas e sutis notas herbáceas.
Em boca é refrescante e equilibrado. Ideal para harmonizar com carnes defumadas, queijos leves a médios e culinária asiática.
Le Rosé de Floridene
Este francês rosé, elaborado pela Domaine Denis Dubourdieu, em Bordeaux, é um vinho elegante e estruturado. As uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc apresentam intenso aroma de groselha, maracujá e morango.
No paladar é seco, saboroso e refrescante. Excelente para acompanhar aperitivo ou ainda para harmonizar com peixes grelhados.
Fonte: Bem Paraná