Os litros de vinho doados não estavam aptos para o consumo
O IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) vai transformar cerca de 47 mil litros de vinho em álcool para ajudar o município de Bento Gonçalves a enfrentar a propagação do novo coronavírus. A iniciativa é parte de uma parceria entre a AGU (Advocacia-Geral da União) e a Vinícola-Escola do Campus Bento Gonçalves, que pertence ao Instituto. O órgão precisou acionar a Justiça Federal, que autorizou a doação.
O vinho estava estocado desde 2007 e não era apto para o consumo e comercialização. Com a ajuda de empresas privadas locais, todo o material será transformado e doado para a secretaria municipal de saúde em forma líquida. Calcula-se que a cidade deve receber 7.000 litros de álcool 70%. O objetivo é ajudar na desinfecção de superfícies de unidades de saúde, ambulâncias, entre outros locais.
Cuidados básicos para se proteger do coronavírus:
Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.
Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.
Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa
Usar máscara
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.
Fonte: UOL