História da uva Malbec
Embora seja um ícone da Argentina, você sabia que a uva Malbec não teve sua origem lá? Ela uma variedade francesa, mais especificamente de uma região perto de Bordeaux. Até hoje, a localidade é a que mais cultiva essa variedade no país.
Uva Malbec na Argentina
Felizmente, para a alegria dos fãs de vinhos marcantes, a uva Malbec encontrou o seu lugar. A Argentina tem o clima perfeito para a variedade demonstrar todo o seu potencial.
Características do vinho Malbec
Como sabemos, o solo e o clima interferem, e muito, nos sabores, aromas e texturas de um vinho. É o que chamam de terroir. O vinho Malbec expressa bastante o lugar onde as uvas foram cultivadas. Para ter uma ideia, o Malbec francês é tânico e ácido, com notas de tabaco, baunilha e violetas. Já o argentino apresenta taninos doces e macios e tem acidez mediana.
Harmonização com Malbec
Uma boa harmonização é a chave do sucesso para uma degustação incrível. Para melhorar a sua experiência ao apreciar um Malbec, trouxemos algumas dicas de pratos. Mas antes, vamos falar sobre como servir.
Carnes
Mais uma prova de que a uva Malbec nasceu para a Argentina é que o vinho elaborado com ela casa perfeitamente com um dos símbolos gastronômicos do país: o churrasco. As carnes vermelhas, em geral, vão muito bem com a bebida, assim como as linguiças.
Queijos
Muitas vezes, queremos um vinho apenas para petiscar, e não acompanhar um prato. Nessa hora, aposte nos queijos para harmonizar com o seu vinho Malbec. Os tipos de queijos duros e mais gordurosos, como o gouda, são ótimas opções.
Sobremesas
O vinho Malbec também pode acompanhar as sobremesas. Nesse caso, a harmonização é feita pela complementação de notas. Portanto, doces à base de chocolate e amêndoas, como mousses e pavês, são muito indicados. A dica aqui é servir o vinho em temperatura um pouco abaixo dos 20°C.
Sugestões de vinhos Malbec
Trapiche Vineyards Malbec;
Santa Helena Reservado Malbec;
Gato Negro Malbec;
Trapiche Melodias Malbec;
Angaro Malbec.
Fonte:blog.todovino