Em tempos de quarentena do coronavírus, o vinho pode ser nossa melhor companhia para ficar em casa. Aquela taça depois do horário do home office, no final de semana para ver um filme ou até mesmo para beber com os amigos e familiares nas chamadas de vídeo. Mas como escolher o melhor deles?…
Bar dentro de casa…
“Ele já deve ser um dos eleitos na hora de comprar. Além disso, é importante saber também se o valor do vinho corresponde a sua qualidade, verificar se o local é idôneo e se a qualidade do produto foi garantida no lugar, como estar guardado deitado e refrigerado da forma correta”. Teste da rolha…
Na hora de comprar um vinho, a rolha pode ser uma aliada. Segundo o sommelier, é possível fazer um teste rápido e básico nos supermercados com as garrafas para verificar a sua qualidade….
Rolha de cortiça ou de rosquear?…
“As rolhas de rosquear são para vinhos mais jovens e que não são para envelhecer e a tampa serve apenas para tampar mesmo”, conta. “O vinho com rolha de cortiça tem mais maturidade, envelhece muito melhor. Isso porque, a de cortiça funciona como um pulmão para o vinho, ela absorve o ar externo e joga para dentro da garrafa a quantidade de ar para ele evoluir”….
Quem cuida do vinho, ganha pontos…
“Geralmente, em alguns supermercados, existem profissionais específicos para lidar com o vinho”, diz. “É importante que tenha alguém relacionado, mesmo que seja um promotor que cuide do estoque”. O armazenamento do vinho é um dos principais precedentes para determinar a sua qualidade. Isso porque, caso seja misturado com outros produtos, isso pode interferir diretamente na bebida….