Vinho & saúde: guia completo para entender os benefícios da bebida ao organismo

Vinho & saúde: guia completo para entender os benefícios da bebida ao organismo

Conheça a composição do vinho

Antes de entender os benefícios do vinho para a saúde, é interessante conhecer a sua composição. Assim, fica mais fácil compreender como a bebida pode ajudar tanto o organismo. Acompanhe abaixo.

Água

A água é o componente mais abundante no corpo humano, cerca dele é composto por esse elemento 70%. Contudo, você sabia que ela também representa grande parte do vinho? Dependendo do tipo, esse bem da natureza essencial para nossa vida pode compor entre 70% a 90% da bebida.

Açúcares

O açúcar da bebida é proveniente das uvas, que são consideradas uma das frutas com maior teor de doçura. Sendo assim, mesmo os vinhos mais secos ainda contêm açúcar residual, visto que alguns tipos de açúcares não são fermentáveis pelas leveduras. Obviamente, os suaves e os de sobremesas são os mais doces, respectivamente.

Polifenóis

Os polifenóis são substâncias presentes nas uvas, principalmente em suas cascas e sementes. Na natureza, eles são responsáveis por proteger as plantas contra os raios do sol e o ataque de fungos e outros microrganismos. No nosso organismo, eles agem de diversas maneiras melhorando a saúde. Veja quais são os que estão nos vinhos e as suas propriedades.

Resveratrol

Esse é o polifenol mais famoso do vinho. Quando se fala dos benefícios da bebida, o seu nome é sempre citado. Isso porque seus atributos incluem o fato de ele ser antioxidante e anti-inflamatório. O primeiro combate os radicais livres, que oxidam as células e as fazem envelhecer mais rápido.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são essenciais, isso significa que nosso organismo não as produz. Por isso, devem ser obtidas por meio dos alimentos e bebidas, incluindo o vinho, que contém as vitaminas B1, B2, B6 e B12.

 

Vitamina A

Essa é bem famosa entre as vitaminas, devido as suas propriedades de melhorar a visão noturna e de proteger a córnea. Além do mais, ela ajuda na qualidade da pele e é antioxidante. A sua carência traz diversos problemas para os olhos e para a cútis. Sendo assim, mais um motivo incrível para apreciar o vinho.

 

Vitamina C

Já ouviu falar que vitamina C é ótima para gripe? Na verdade, ela é capaz de aumentar as células de defesa do corpo, melhorando a imunidade. Outra função que ela tem é aumentar a absorção do ferro dos alimentos, principalmente dos vegetais, como os de coloração verde-escura.

 

Sais Minerais

A videira puxa os sais minerais contidos no solo. Por isso, a quantidade desses compostos no vinho pode variar até mesmo por conta do terroir. Esses elementos fazem parte do grupo dos reguladores, assim como as vitaminas, que são necessárias para o organismo cumprir as suas funções adequadamente. A seguir, confira quais estão presentes no vinho e como eles agem no corpo.

famigliavalduga

Leave a comment