Enogastronomia: entenda a relação do vinho com a comida

Enogastronomia: entenda a relação do vinho com a comida

Componentes

Esse conceito diz respeito às sensações gustativas primárias do vinho e da comida, portanto os componentes prevalecem sobre os aromas e as texturas. São eles acidez, amargor, doçura, salgado, taninos e álcool.

 

Acidez

Este é um atributo bastante valorizado nos vinhos e pode ser natural ou adicionada à comida. Geralmente, a acidez entre o vinho e a comida deve ser equilibrada a sabores doces e gordurosos.

 

Amargor

O amargor, por sua vez, é raramente apreciado na comida, enquanto nos vinhos eles apontam a quantidade de taninos presentes. Receitas e rótulos amargos dificilmente renderão boas harmonizações.

 

Doçura

A comida nunca deve ser mais doce que o vinho. Lembre-se sempre que as combinações doces demais se tornam enjoativas e o ideal é sempre buscar o equilíbrio. A acidez e os sabores salgados são elementos que podem estabelecer um contraste interessante neste caso.

 

Salgado

Aspecto raro nos vinhos, os sabores salgados são contrapostos com a doçura e a acidez. Entretanto, esteja atento aos vinhos excessivamente tânicos e mais alcoólicos, pois podem apresentar problemas de harmonização com pratos salgados.

Fonte: vinicolacampestre

 

Leave a comment