Cada vez mais pessoas estão se aproximando do mundo dos vinhos, e como iniciantes, a primeira escolha normalmente são os vinhos tintos.
Por esse motivo resolvi escrever esse post dando 4 dicas deliciosas de petiscos para acompanhar vinho tinto.
Harmonização
A boa gastronomia e o vinho de qualidade sempre andaram de braços dados, mas, no entanto não basta fazer um prato ou petisco delicioso e combina-lo com qualquer tipo de bebida, é preciso harmonizar.
E para harmonizar é necessário respeitar algumas regrinhas que você pode verificar nesse post aqui.
As Características do Vinho
Assim como falo no post sobre Harmonização, serve o mesmo conselho na hora de escolher o nosso vinho para acompanhar nossos petiscos.
Petiscos mais leves, vinhos tintos mais leves, jovens, frescos e frutados, como por exemplo: Valpolicella, Pinot Noir, Lambrusco, Barbera, Lagrein, Pinotage, Beaujolais, etc.
Dicas dos petiscos para acompanhar vinho tinto:
Tábua de Frios
Queijos, salames e presuntos são excelentes companhias a uma taça de vinho, mas qual vinho escolher?
Vai depender da composição da sua tábua de frios. Embutidos como salames e presuntos, quanto mais gordura eles contiverem você poderá escolher vinhos mais tânicos: Cabernet Sauvignon, Barolo (Nebbiolo), Sagrantino, Tannat, Tempranillo.
Pizza Portuguesa
Uma pizza clássica e desejada por muitos, a pizza portuguesa possui uma combinação de ingredientes que faz com que a harmonização com um vinho tinto seja bem especial.
Queijos Duros
Você sabe o que são queijos duros? São aqueles que sofrem um processo de envelhecimento, até mesmo por esse motivo que eles se tornam duros.
Por exemplo: parmigiano regiano, pecorino, grana padano. São queijos que possuem um sabor forte.
Filé Aperitivo
Quem é que não gosta de petiscar com um filé aperitivo, ainda mais se for feito com um bom filet mignon acompanhado de pedacinhos de pão?
Fonta/saporedivino