Inglês Espanhol Francês Italiano
Vinhos refrescantes para curtir o verão

Vinhos refrescantes para curtir o verão

Curitiba não anda se entendendo com verão. Porém, esperamos que as temperaturas aumentem progressivamente e que, finalmente, tenhamos dias mais quentes! Por isso, aqui vão algumas dicas de vinhos espumantes, brancos e rosés refrescantes, que podem ser apreciados durante um piquenique no parque, à beira da piscina, à praia ou simplesmente em um happy hour com os amigos.

Denominam-se vinhos refrescantes aqueles que têm boa acidez (perceptível no paladar através do aumento da salivação), que são fáceis de beber e geralmente degustados em temperaturas baixas.

Além de ser a cara do verão, ainda harmonizam com petiscos e refeições mais leves, típicas desta época do ano. Aqui vai uma seleção de oito rótulos para você aproveitar! Todos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Cava Don Román Brut
Este é um vinho festivo, para brindar à vida. Elaborado na região do Penedès, na Catalunha, Espanha, leva na composição as uvas locais Xarel-lo, Macabeo e Parellada.

Produzido pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa), passa por um processo no qual fica em contato com as leveduras para aumentar sua complexidade de aromas e sabores.

Agradável e fresco, com toques de maçã e ótima acidez. Excelente pedida para as festas de fim de ano que se aproximam.

Espumante 3B Rosé
De bela coloração rosé, este vinho é assinado pela renomada enóloga portuguesa Filipa Pato. Elaborado na região da Bairrada, com as uvas Baga e Bical, apresenta aromas que lembram framboesas, fermento de pão e notas tostadas.

Em boca é seco, fresco e com ótima acidez. Vai bem com saladas, queijos, carpaccio, sushi e sashimi, frituras como bolinho de bacalhau e até mesmo leitão assado. Um dos meus espumantes preferidos!

Chan de Rosas Clásico
O renomado produtor Oscar Montaña, conhecido por seus rótulos elaborados na Rioja, Espanha, produz vinhos de alta qualidade também na Denominação de Origem Rías Baixas, na Galícia.

Este branco 100% Albariño (a Alvarinho portuguesa) tem origem a partir de vinhedos no Vale de Salnés, em Pontevedra. O solo granítico e o clima atlântico conferem as excelentes notas frutadas e florais.

O vinho passa por um processo de contato com as borras que atribui maior complexidade.

Monsaraz branco
Da região do Alentejo, em Portugal, um branco leve e equilibrado, com aromas de frutas brancas maduras, assinado pelo produtor Carmim.

Na composição as clássicas uvas portuguesas Antão Vaz, Gouveio e Arinto resultam em um branco de corpo leve e boa acidez. Ideal para acompanhar frutos do mar, mariscos e peixes.

Alvarinho DOC
O excelente enólogo João Portugal Ramos assina este Alvarinho DOC, elaborado na região de Monção e Melgaço, na denominação de origem Vinho Verde, com a uva alvarinho.

Apresenta aromas intensos de cítrico e floral com discretas notas de frutos tropicais. No paladar é elegante e envolvente, com boa acidez e longo final de boca.

Apenas 10% do mosto é fermentado em barrica nova de carvalho francês. Para acompanhar uma tábua de queijos ou pratos com bacalhau, é uma excelente escolha.

Santola
Este é um vinho que combina com praia, piscina ou piquenique em dias ensolarados. Produzido na denominação de origem controlada Vinho Verde, na região do Minho, Portugal, leva na composição as uvas Loureiro e Pederña. É fácil de beber, leve, frutado e com delicioso frescor. Destaque para a baixa graduação alcoólica (9%).

Benjamin Torrontés
Elaborado em Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina, com a uva Torrontés apresenta intensos aromas de flores brancas, frutas cítricas e sutis notas herbáceas.

Em boca é refrescante e equilibrado. Ideal para harmonizar com carnes defumadas, queijos leves a médios e culinária asiática.

Le Rosé de Floridene
Este francês rosé, elaborado pela Domaine Denis Dubourdieu, em Bordeaux, é um vinho elegante e estruturado. As uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc apresentam intenso aroma de groselha, maracujá e morango.

No paladar é seco, saboroso e refrescante. Excelente para acompanhar aperitivo ou ainda para harmonizar com peixes grelhados.

 

Fonte: Bem Paraná

 

Leave a comment

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.