O primeiro Tannat Reserva do Uruguai! Um vinho de personalidade forte, robusto e marcante. Um grande achado! – Editor Onivino
“Um clássico entre os clássicos, este vinho é feito a cerca de quatro décadas e é um paradigma do Tannat austero e firme da área de Las Violetas. Esta versão provém de vinhedos com cerca de 30 anos, em solos de cal e argila e foi envelhecida durante 12 meses em barricas usadas. Os aromas são de especiarias, frutas maduras, a acidez é penetrante, a tensão dos taninos constrói um vinho intenso, mas ao mesmo tempo fluido. Um clássico.”
Características
A Tannat
A Tannat, variedade francesa da região do Madiran, sudoeste francês, foi levada ao Uruguai por imigrantes em 1870 e lá se adaptou muito bem, melhor até que em sua terra natal. Graças ao clima mais quente do Uruguai, a Tannat pode ter um amadurecimento mais longo, o que deixa os vinhos menos duros e mais elegantes. Hoje é a uva emblemática do Uruguai, assim como a Malbec é para a Argentina.
O nome Tannat é uma referência aos taninos, que são marcantes e muito presentes. Por isso os vinhos dessa variedade costumam ser robustos e tânicos, com personalidade forte.
O vinho
100% Tannat, provenientes de Las Violetas. Começando em 1979 com um novo estilo, Juan Carrau Tannat Reserva foi o primeiro Tannat reserva especial do Uruguai. Passa 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. 13,5% de álcool.
Notas de degustação
No visual, apresenta uma intensa cor rubi. No nariz, as notas de frutas maduras como ameixa se sobressaem, junto com aromas de chocolate e tabaco. Um vinho de muita estrutura, robusto, com taninos presentes, mas macios. O final é muito persistente. Um vinho que pode ser bebido agora ou bebido daqui há alguns anos.
Harmonização
Procure por pratos robustos para uma melhor harmonização. Churrasco, carnes gordurosas, defumadas ou carnes de caça.